quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Saúde com Ciência - Doença Falciforme - reapresentação

Doença Falciforme - reapresentação

De 31/10 a 04/11/2016
                        O sangue é composto por milhões de células: hemácias ou glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos carregam a hemoglobina, pigmento responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Mas existem doenças que alteram o funcionamento da hemoglobina e podem trazer graves consequências ao organismo – são as hemoglobinopatias.
               A mais comum é a doença falciforme, tema reapresentado nesta semana pelo Saúde com Ciência. Especialistas falam sobre causas e consequências, cuidados preventivos, tratamentos, atenção à gestante, capacitação profissional e combate ao racismo institucional, que envolve as pessoas com doença falciforme..




De Segunda a Sexta Feira
Em duas edições diárias
9 hs , reprise ás 18 hs - Horário Local
10 hs (horario de verão) e reprise ás 19hs (horário de Verão)
RÁDIO LITORAL SERTANEJO


De Segunda a Sexta Feira
Diariamente ás 12 hs  (Horário local) 13 hs (horário de Brasília)


Programação:  De 31/10 a 04/11/2016

Entrevistados:
Ana Paula Chagas – coordenadora do Projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde do Cehmob-MG.
Célia Maria Silva – médica da Fundação Hemominas e do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG).
Marcos Borato – professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG e pesquisador associado do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da FM/UFMG (Nupad).
Maria Zenó Soares – presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas) e da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (Fenafal).
Regina Amélia Aguiar – professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e médica do Projeto Atenção Especializada (PAE) para Doença Falciforme.

DiaFaixaDuração
31Introdução & Diagnóstico5:22
1Cuidados Gerais & Tratamentos4:45
2Aconselhamento Genético & Atenção à Gestante5:04
3Racismo Institucional4:58
4Importância da Capacitação Profissional5:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário